CIF e FOB são Termos Internacionais de Comércio, chamados ‘INCOTERMS’

Os incoterms foram criados pela CCI – Câmara de Comércio Internacional, em 1936, sendo um padrão contratual mundial que tem sido regularmente atualizado para acompanhar o passo do desenvolvimento do comércio internacional. Os incoterms foram recentemente revisados e no início deste ano (2000) foi lançada a brochura de nº 560 com a edição dos Incoterms-2000, as outras alterações (emendas e adições) foram realizadas em 1953, 1967, 1976, 1980 e 1990. O incoterms 2000 oferece uma apresentação mais simples e mais clara das treze definições.

Pelo exposto fica evidenciado que referidos termos só devem ser utilizados em negociações internacionais que envolvam os chamados transportes aquaviários (marítimo e hidroviário), no entanto verificamos o uso destes incoterms em negociações nacionais, quando são de uso internacional e ainda, verifica-se um total desconhecimento das definições específicas do significados de cada um deles.

Enfim, o significado das siglas:

CIF: sigla de Cost, Insurance and Freight (custo, seguro e frete), significa que no preço da venda (ou exportação) estão incluídos o custo da mercadoria, o seguro de transporte que garante a mercadoria e o frete de transporte até o porto de destino, ou seja, as despesas do frete corre por conta do vendedor.

FOB: sigla de free on board (livre a bordo) é o tipo de exportação ou venda de mercadoria cujo frete, seguro e o custo de venda da mercadoria são de responsabilidade do vendedor até que o transportador faça a coleta na origem, a partir dali é responsabilidade do comprador, ou seja, o comprador paga o frete.

Fonte: http://www.exportnews.com.br/
http://www.yahoo.com.br

Anúncios

12 comentários em “Frete CIF e FOB, o que significam essas siglas.

  1. Obrigado, é sempre importante termos conhecimento sobre o que falamos, principalmente eu que sou secretária e gosto de saber o que estou falando.

    Curtir

  2. Excelente, pois além de esclarecer minhas dúvidas, me trouxe novos conhecimentos, pois eu não sabia que as siglas, termos, eram de origem internacional.
    Obrigada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s